quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Afiador de lâmina de barbear, anos 40/50







Afiador de lâminas de barbear. lê-se: "RAPID" e " Pantenteado", tamanho 60x40x40 mm, feito entre as decadas de 40/50 no século 20.
1ª foto dele de lado, a 2ª foto aberto e com a lâmina "Gillette" já acoplada para ser afiada, e depois Gilete virou sinônimo de lâmina. Encaixava a "Gilete" dentro, fechava-se, segurava as duas alças com os dedos polegar e o indicador,e dai friccionava os dois rolos que fica embaixo do aparelho (3ª foto) contra uma mesa ou até na palma da mão e "corria" pra lá e pra cá, afiando a lâmina, que ficava entre os dois rolos, depois virava a "Gilete" na outra extremidade e fazia o mesmo.

No Jornal Zero-Hora de Porto Alegre, de 2/4/2007, foi exibido duas fotos deste aparelho na seção "Almanaque Gaúcho", e perguntou para os leitores o que seria este aparelho? No dia 4 deu o resultado da enquete e mais de 70 acertaram, mas os que erraram disseram que sería: "máquina de fazer cigarros"; "furador de papéis"; "espécie de carimbo"; "carimbo de médico"; "limitador de cinto de segurança" e até "um tipo de dobradiça".

2 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho um desse....
foi do meu bisavô...e em uso ate hj

Zeca disse...

Muito legal !