terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cédula de 200 mil Réis de 1926





Esta cédula (nota), da Caixa de Estabilização, de 200 mil Réis, 1ª Estampa 1926 (ABN), da República dos Estados Unidos do Brasil, consta como nº R188 do livro Cédulas Brasileiras de Dimas S. Souza na 7ª edição. Esta cédula está Muito Bem Conservada na parte da frente (anverso) com a cor Preto e Policromia e atrás (reverso) com a cor Azul está Bem Conservada, tamanho 188x90mm, feita pelo American Bank Note Company.
Como podemos verificar no anverso, bem acima da nota está escrito que "A Caixa de Estabilização pagará ao portador, à vista, no Rio de Janeiro, em ouro, conforme a Lei nº 5108 de 18 de dezembro de 1926, a quantia de:"
DUZENTOS MIL RÉIS (valor recebido em ouro)
escrito abaixo da "Figura" da república.

No reverso temos ilustrado na nota "A Batalha dos Guararápes" um quadro pintado em 1879 pelo maior pintor brasileiro do século 19: Victor Meirelles de Lima, catarinense de Florianópolis (antes Desterro), veremos aqui a reprodução do quadro:

Um "scan" que fiz da
Enciclopédia Delta Larousse, 1973 que diz:
"...tem sofrido críticas, em relação à falta de fidelidade histórica, particularmente no que se refere ao armamento e aos uniformes usados pelos combatentes."


Mais sobre Victor Meirelles de Lima aqui:

http://www.museuvictormeirelles.org.br/artista/regis_mallmann.htm

No site acima tem o seguinte texto (aliás um ótimo trabalho de Régis Mallmann) :

"Em 1875, Victor prepara os primeiros esboços de outro grande retrato de guerra, Batalha dos Guararapes, projeto que havia sido encomendado a Pedro Américo, já de volta da Europa e um nome reconhecido, mas que preferiu substituir o tema, o que resultaria na Batalha do Avaí. As telas de ambos foram expostas pela Academia naquele ano e se transformaram no centro de uma das polêmicas mais inflamadas da história das artes plásticas brasileiras até aquele momento. Tudo por conta de críticos que atribuíam o resultado dos trabalhos ao plágio, o que justificavam com vários detalhes encontrados nas pinturas.

A discussão em torno do assunto se estende por longo tempo, acirrando-se ainda mais quando revistas e jornais entraram no imbróglio, tendo de um lado os que atacavam os pintores e de outro aqueles que os defendiam. Isso, porém, em nada maculou a imagem de ambos, já alçados ao patamar de quase heróis nacionais, e nem tira o brilhantismo de Batalha dos Guararapes, quadro no qual Victor recria o confronto entre tropas pernambucanas e holandesas ocorrido em abril de 1648.

Como já havia feito nas incursões anteriores pelo gênero histórico de guerra, o pintor catarinense foi até o local onde ocorrera a batalha para obter o maior número possível de informações e visualizar melhor o cenário em que situaria a ação e seus personagens. Mais uma vez, o resultado foi grandioso, a começar pela dimensão, quase cinco metros de altura por pouco mais de nove metros de largura."

7 comentários:

Danielle Crepaldi Carvalho disse...

Você não sabe como foi importante pra mim encontrar essa informação. Já havia procurado em tudo quanto era lugar referência a essa cédula!

Obrigada!
Danielle
www.ofilmequeviontem.blogspot.com

Zeca disse...

É minha a maior satisfação em poder ajudar com minhas coleções, adorei teu blog, sensacional, forte abraço.

Kayque Pereira disse...

nossa cara gostei mto do seu Blog tbm coleciono moedas e notas antigas de outros paises e etc, coleciono cartão de credito varios do Ayrton Senna.

Abração!!!

Vlw

Kayque

kayque_pereira@hotmail.com

Zeca disse...

Valeu amigão e parabéns pela coleção de cartões do grande e inesquecível Senna.

Anônimo disse...

Amigo eu não sou colecionador mas por incrivel que pareça tenho uma cédula de 20 mil réis igual a essa DO MESMO TITULAR de sobrenome SOARES BRANDÃO, tem interesse?? ela esta mais conservada e é de 1926 Estampa A Serie A
hdbr82@hotmail.com

Zeca disse...

Olá, desculpe não ter respondido antes. Não tenho interesse em adquirir novas peças, mas certamente se lançares a venda no Mercado Livre haverá interessados. Boa sorte e abraços

Anônimo disse...

Olá Zeca, tudo bom?
Meu vô coleciona cédulas e ele falou pra eu pesquisar sobre essa cédula de 200 mil réis que está na capa do Livro de Dimas S. Souza na 7ª edição. Você saberia me dizer quanto que ela vale? Por que no livro não tem o valor estimado dela! Muito obrigado!