quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Rádio Portátil Espica-Anos 70-Industria Argentina





O Radinho foi comprado no início dos anos 70 na Argentina, Espica, Transistor SIX, ainda funciona com 4 pilhas pequenas comuns (apesar de que as pilhas dos anos 70, o cilindro era menor). Com o estojo de couro marrom (embaixo deste lê-se "Industria Argentina", que já arrebentou nas extremidades, e foi colocado fita adesiva preta, e na outra foto, já sem a capa, o tamanho, sem o estojo é de 125x85x35 mm. Este é da Industria Argentina, quase todo o nome do rádio apagou (em vermelho) ESPICA Special Electronic.

Conforme o jornal Pioneiro (Grupo RBS de Porto Alegre) de Caxias do Sul, no seu caderno especial dos 50 anos do Grupo RBS, de 31/08/2007, página 5:

"ANO 1958: "Dissimina-se o uso do radinho a pilha SPICA fabricado no Japão, dotado de transistor e forrado com um estojo de couro marrom, o pequeno aparelho cabe no bolso do casaco, acompanha o torcedor no campo de futebol, no escritório, nos parques. O único defeito é que pode não captar com nitidez o som, dependendo da posição em que estiver. Spica é o nome de uma estrela."

A foto do rádio Spica que é exposta neste jornal, é quase idêntico ao meu, muda o nome e botão giratório das rádios, onde o números são diferentes e no meio o simbolo se parece com o da Mercedes Bens, na real uma estrela de 3 pontas prateada, além que o meu foi fabricado na Argentina, não é o original Spica, além de que o Spica made in Japan, na frente do estojo de couro tem Spica bem grande, pode se ver ainda em alguns sites de vendas, algumas fotos, mas do tipo meu
ainda não ví.

Nenhum comentário: