quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Caixa de Madeira, curiosa 1.













Muita estranha e curiosa esta caixinha de madeira, tenho a uns 15 anos e ainda não sei pra que serviu, acho que a data da sua confecção é anterior a 1950, acho que foi feita em Curitiba, PR ou em Porto Alegre, RS. Numa etiqueta, onde já falta uma grande parte lê-se: " Fábrica de ... - Artefatos de ...- de Rodolfo ou Adolfo ...- Rua General Ca?a.....?
Tenho outras caixa, no mesmo estilo campeiro, da firma Souza Lobo de Curitiba, Paraná.
Como vemos, há um desenho com motivo campeiro, de um Pinheiro Auracária e um capão ao fundo. A caixinha fechada, fica este desenho pra cima, que é a tampa da caixa, levantando esta tampa (que tem tem 2 dobradiças), vê-se 3 partes seguras embaixo por 4 dobradiças e nelas há 4 elásticos, onde eram postos "algumas coisas", e estes elásticos as seguravam.
São 48 "lugares" ´para estes "produtos", alguns dizem que pode ser para porem "cigarrinhos", eu acho que era algo medicinal, tipo para por frascos de um produto tipo pelicilina, ou algo assim!.
A Caixa fechada com a tampa para cima, mede-se: 14 cm de comprimento, por 8 cm de largura e altura de 8,5 cm, só atampa a altura é de 2,5 cm. Das 3 partes em separado, mede-se a 1ª, que fica fixada com dobradiça na tampa: 6 cm de altura, 2,7 cm de largura e tem 12 espaços para porem os objetos , a divisória do meio é unida por dobradiça da anterior e da outra divisória, mas tem 12 espaços de cada ladom, e a terceira mais 12 espaços, estes 0,5 cm maiores que os outros para firmar a tampa.
Estes espaços medem 5 cm de altura por meio centimetro de largura, a profundidade, quando fechadas estas diviórias, entre estes espaços, são de 2,5 cm.

2 comentários:

Raha disse...

são para por cigarro!

Zeca disse...

Obrigado!