terça-feira, 10 de julho de 2007

PORTO ALEGRE #3, Taquara e Torres em postais antigos



Os dois postais acima são de Porto Alegre, o da esquerda, escrito embaixo da foto: "Nº 40- Panorama - Porto Alegre - Sp & Sch." este postal data de 1941, alguns letreiros, um bem visível da empresa Secco & Cia. (Havia nesta epoca uma empresa de Óleos e Graxas na Rua Voluntários da Pátria do nº 164 ao 174 de Eduardo Secco), adiante lê-se noutro prédio o nome de Walter Petersen e ao lado W. Schember, a esquerda deste prédio a empresa Kircher Hillmon (algo assim, estes prédios estão quase no centro do postal, com janelas branca).O outro postal acima a direita é datado de 1925, A Igreja na Glória, nº 32, editado por José Regina.
O postal abaixo a esquerda a cidade praiana gaúcha de Torres, um postal da Livraria Brazil, naquele tempo um pequeno balneário e o outro a direita, a a cidade de Taquara, numa vista geral.

3 comentários:

Fabiano Teixeira dos Santos disse...

Olá! Descobri o seu blog numa pesquisa na Internet, pois coleciono cartões postais antigos. Vi numa postagem de 2007 um postal de Torres. Teria interesse em vendê-lo, trocá-lo? Tenho alguns disponíveis para troca do RS, SC e PR antigos também, 1910-1920? Desde já muito obrigado, parabéns pela coleção, abraço!

Zeca disse...

Olá Fabiano, mora em qual cidade? Da região dos Campos de Cima da Serra de quais cidades tem e se são em preto e branco e bem antigos?

Fabiano Teixeira dos Santos disse...

Boa noite Zeca, e obrigado pelo retorno! Eu moro em Laguna atualmente, e meu interesse pelos cartões postais antigos ocorre principalmente porque sou arquiteto e trabalho com patrimônio, já faz vinte anos que coleciono! Infelizmente eu não tenho postais de Cima da Serra, e olha que faz tempo que garimpo... O que acontece é que algumas cidades não tiveram editores de cartões postais, como Vacaria, São Francisco de Paula e Bom Jesus. Na verdade, raros eram os fotógrafos nessa região né! Então, mais raros ainda seriam os postais. Até já vi um de Vacaria, que mostra uma cascata no interior do município, colorizado, década de 1910, mas o editor, se não me engano, era de Caxias do Sul ou Porto Alegre. Mas não tenho ele. Os postais que possuo para troca são alguns duplicados da minha coleção, todos bem antigos, décadas de 1900-1920, P & B e também alguns raros, colorizados. Tenho de Porto Alegre, São Leopoldo, Laguna, São Francisco do Sul e Curitiba. Gostaria de trocar por aquele de Torres, que vi na tua postagem, posso te enviar imagens dos meus pra veres se algum te interessa, me informa teu e-mail! O que tenho aqui da região de Cima da Serra são fotos digitalizadas de fazendas antigas de São Francisco de Paula, pois alguns anos atrás, por ocasião do meu mestrado em História, levantei bastante informação sobre as antigas fazendas serranas. Acabei focando minha pesquisa na região de Lages-SC, mas cheguei a escrever um artigo sobre as fazendas do Rio Grande e aí possuo essas imagens. Posso enviá-las pra ti por e-mail. E se interessar, acessa o site do meu livro: www.casadoplanalto.com.br e aí podes fazer o download da versão digital, fique à vontade. Sigo na escuta e mais uma vez obrigado. Abraço, Fabiano!