A partir da década de 1870 surgiu uma competição internacional para a criação de uma arma simples, barata, confiável e que disparasse mais de um tiro de rifle por vez, de forma automática.
O engenheiro americano John Gatling criou uma arma com essas especificações, e que posteriormente levou o seu nome, a metralhadora Sistema Gatling (veja abaixo). A gatling possuía seis canos, cada um com uma agulha de percussão, e que giravam em torno de um eixo comum, acionadas manualmente por uma manivela.
As balas, situadas em um recipiente acima dos canos, caíam nestes; ao chegar ao topo do giro, os precursores detonavam a bala. Na parte de baixo da estrutura, havia uma abertura, por onde os estojos usados caíam.
A metralhadora de Gatling alcançava uma taxa de disparo de até 200 tiros por minuto. Mas, apesar de ter feito muito sucesso, ela não era uma arma realmente automática, pois o atirador ainda precisava girar manualmente o conjunto. As gatlings até foram usadas em umas poucas ações do séuclo 19 (como a Guerra da Secessão), mas ficaram obsoletas antes do fim do século devido a uma outra invenção: a metralhadora estilo Maxim.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário