domingo, 10 de fevereiro de 2008

30 Jornais das Conquistas do Grêmio F.B.P.A, de, 1981 a 2007


Nesta foto, são 30 jornais de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, das conquistas da equipe de futebol do Grêmio, a maioria do jornal "Zero Hora", há também do extinto "Folha da Tarde" e do caçula "O Sul", quase todos completos com matérias diversas, alguns só sobre o jogo ou caderno de esportes .
São estes abaixo, com o nome do jornal, a data e a manchete (título) e entre parênteses o motivo ou o destaque, estão relacionados conforme a foto, começando bem acima da esquerda para a direita:

1ª Coluna:

-Folha da tarde de 04/05/1981: "Festa da Cidade ao Grêmio" (Campeão Brasileiro de 1981, no comando técnico Enio Andrade ).
-Zero Hora de 04/05/1981: "Grêmio Campeão Brasileiro" (Na foto colorida, o "artilheiro de Deus" e do Grêmio em 1981, Baltazar, o herói do gol do título em cima do São Paulo F. C. em pleno Morumbi)
-Zero Hora de 29/07/1983: "Grêmio Campeão da América" (Na foto colorida de Luís Ávila , Caio, no estádio Olímpico do Grêmio, inicia a conquista da Taça Libertadores da América, contra o Peñarol (Penharol) do Uruguai, terminando em 2x1 com Gol de César, que recebeu um lindo cruzamento de Renato "Gaúcho!" Portaluppi).
-Folha da Tarde de 29/07/1983: "
Grêmio Campeão da América" (Valdir Spinosa foi o grande treinador, ex jogador gremista. Na foto em preto e branco, novamente o gol de Caio, foto de José Doval)
-Zero Hora de 12/12/1983: "Futebol do Mundo aos Pés do Grêmio" (Campeão do Mundo Inter Clubes, a Copa Toyota, Renato Gaúcho, o herói, com dois gols seus sobre o Hamburgo da Alemanha, o último gol feito na prorrogação)
-Folha da tarde de 12/12/1983: "Campeões do Mundo em Campo Amanhã" (1º jogo depois da conquista, em Los Angeles, Estados Unidos, contra o América do México).

2ª Coluna:

-Zero Hora de 21/07/1986: "Grêmio é o Bicampeão" (Campeão Estadual contra o tradicional rival S. C. Internacional, no GRE-NAL que terminou em 1x0, com gol de Osvaldo no estádio Olímpico, foto de Paulo Dias)
-Zero Hora de 20/07/1987: "Grêmio é Tricampeão" (Campeão Gaúcho novamente, pela terceira vez consecutiva, numa goleada de 3x0 contra o Inter, na foto de Gerson Schirmer, o gol de Jorge Veras em Taffarel do Inter no estádio Olímpico).
-Zero-Hora de 27/06/1988: "Grêmio Tetracampeão" (Campeão do Rio Grande do Sul pela quarta vez seguida (26º título do estadual do Grêmio), o Inter foi vice (segundo colocado no campeonato), a confirmação do título gremista foi realizada em na cidade de Caxias do Sul no estádio Centenário do S.E.R. Caxias que empatou em 0x0 com o Grêmio, na foto de Antônio Vargas, Jairo do Internacional tenta tirar a bola de Lima do Grêmio noutra partida anterior do hexagonal final, o Grêmio terminou com 15 pontos, dois pontos na frente do Inter que não conseguiu vencer o Juventude em pleno Estádio Beira-Rio).
-Zero Hora de 19/06/1989: "Grêmio é Pentacampeão" (Quinto título gaúcho seguido do tricolor , numa decisão inédita nos pênaltis que terminou em 4x3, no tempo normal de 90 minutos deu 0x0 no estádio Olímpico, o herói do jogo foi o grande goleiro Mazaropi defendendo duas cobranças, Cuca do Grêmio marcou o último pênalti que deu o título ao dono da casa, fotos de Antônio Vargas e Edison Vara).
-Zero Hora de 30/07/1990: "Grêmio Goleia Inter e Conquista Hexa" (Seis campeonatos gaúchos seguidos pela segunda vez na história do clube gremista, na vitória de 4x1 no Grenal em casa no estádio Olímpico, e com o resultado o Inter ficou em 3º lugar, sendo o Caxias o vice-campeão gaúcho, os gols do Grêmio foram de Assis, Cuca e Paulo Egídio duas vezes), foto de José Doval, também ba Capa, Ayrton Senna ganha na Alemanha e lidera o mundial de Fórmula 1).
-Zero Hora de 04/09/1989: "Grêmio Festeja seu novo Título Nacional" (A primeira Copa do Brasil realizada foi o Grêmio quem levou , 2x1 contra o Sport de Pernambuco, os jogadores Assis e Cuca fizeram os gols do tricolor e Mazaropi contra pro Sport. Cuca fez o gol do título, a foto na Capa, bem abaixo, é de Paulo Franken, mas o destaque de capa é o jogo da Seleção do Brasil contra o Chile, no Maracanã, que acabou antes do tempo, quando os brasileiros venciam por 1x0, e o "ator" goleiro do Chile, Rojas, simulou um ferimento, o qual teria sido feito por um rojão lançado por Rosemary Malo, a "Fogueteira" , a Playboy brasileira não perdeu tempo, e a moça foi capa da revista. No fim o goleiro Rojas foi suspenso defintivamente do Futebol, por ter se auto mutilado, na testa, o malandro tinha uma lâmina de barbear escondida na luva, esperando uma oportunidade para jorrar seu próprio sangue, foi quando a "Fogueteira" loira lançou o rojão, que caiu alguns metros do goleiro, os jogadores chilenos sairam do campo,e a FIFA decidiu em favor do Brasil.

3ª coluna:

-Zero Hora de 15/07/1993: "Grêmio Campeão" (Campeão Gaúcho, com duas rodadas de antecipação, no jogo na cidade de Pelotas contra o E.C. Pelotas no empate em 1x1, gol de Caio pro tricolor, no comando da equipe gremista o treinador Cassiá, ex jogador do Grêmio, foto de Valdir Friolin).
-Zero Hora de 11/08/1994: "Grêmio é Bi" (Bicampeão da Copa do Brasil em cima do Ceará, no estádio Olímpico, com gol de Nildo aos 3 minutos de jogo, o herói do 1x0, num jogo sofrido em casa, com Luíz Felipe Scolari, o Felipão como treinador, foto de José Doval).
-Zero Hora de 14/08/1995: "Grêmio é Campeão" (Campeão estadual, seu 30º título gaúcho, num tenso Grenal, que terminou em 2x1, o Grêmio com time misto, só pensava na Taça Libertadores da América, com gols de Nildo e Carlos Miguel e Felipão no comando tático, contra o Internacional do treinador Abel Braga no estádio Olímpico do bairro Azenha de Porto Alegre. Foto de Valdir Friolin).
-Zero Hora de 31/08/1995: "O Grêmio está em Tóquio" (Grêmio conquista sua segunda Taça Libertadores da América, em Medellín contra o Nacional do goleiro Higuita no estádio Atanázio Girardot, o sergipano Dinho de pênalti deu o título ao Grêmio, o Dinho era a cara do time de Felipão, raçudo e guerrido! Foto de Mauro Vieira).
-Zero Hora de 01/09/1995: "O Delírio Tricolor" (A Festa dos jogadores e torcedores do Grêmio na chegada e passeata em Porto Alegre até o estádio Olímpico Monumental, pela conquista do Bicampeonato da Libertadores da América. Na foto, em cima do carro dos bombeiros, em destaque, o goleirão que deu muitos títulos ao Grêmio: Danrlei de Deus Hinterholz. Foto de Silvio Ávila).
-Zero Hora de 29/11/1995; "O Sonho Morre nos Pênaltis" (Nem todos estes jornais são de conquistas, neste caso, a derrota do Grêmio pro Ajax da Holanda nos pênaltis por 4x3. Foto de Guaracy Andrade)

4ª Coluna:

-Zero Hora de 01/07/1996: "Grêmio é Bicampeão" (O Grêmio conquista seu segundo gaúchão seguido numa goleada em cima do Juventude por 4x0 no estádio Olímpico, Jardel o melhor em campo e Adilson "O Capitão América" na sua despedida do Grêmio, um gaúcho
decoração por própria opção. Foto de Guaracy Andrade).
-Zero Hora de 16/12/1996: "Grêmio Campeão" (Campeão brasileiro pela segunda vez, bicampeonato conquistado em frente da sua torcida no Olímpico em cima da Portuguesa de São Paulo, a Lusa, por 2x0. Na foto de Ricardo Chaves, Paulo Nunes, autor do 1º gol da partida aos 3 minutos do 1º tempo, com 1x0 o Grêmio perdia o campeonato para a Portugesa, qua havia vencido anteriormente por 2x0 em São Paulo, mas Aílton, tão massacrado pelos próprios torcedores gremistas em partidas anteriores, acabou dando o título ao Grêmio, Aílton de injustiçado a herói do jogo. Era o fim da era Felipão, que nos trouxes muitas alegrias, apesar do Mundial no Japão).
-Zero Hora de 23/05/1997: "Grêmio é Tri no Maracanã" (Terceiro campeonato do Grêmio da Copa do Brasil, em cima do Flamengo, num empate de 2x2, na foto de Fernando Gomes, João Antônio comemorando seu gol com Rodrigo Gral. Carlos Miguel foi o autor do gol do título perante uns 90 mil torcedores do Mengo, que não dava a mínima chance pro Greminho do técnico Evaristo de Macedo levar o título,mas que acabou dando um show e levando em definitivo a Taça da competição, mas a Copa dos Brasil continua).
-Zero Hora de 21/06/1999: "Grêmio Campeão Gaúcho" (Ronaldinho Gaúcho de 19 anos, decide o Gre-Nal e leva a torcida ao delíro no 1x0 contra o Internacional no estádio Olímpico, com foto de Ronaldo Bernardi. O Gol do Ronaldinho nesse jogo foi um dos mais lindos nos 90 anos na história do clássico, como descreve David Coimbra neste ZH: "aos 44 minutos do 1º tempo, Ronaldinho recebeu a bola na frente da área do Inter, avançou sobre o volante Anderson, que partiu ferozmente para cima dele. Com o pé direito, Ronaldinho enfiou a bola entre as pernas de Anderson, apanhou-a mais adiante, passou para Capitão, ao seu lado, e correu para receber. Recebeu. Entrou na área, acossado por Régis, e, na saída de André, com o pé esquerdo, marcou : 1x0. Era o gol da vitória e do título.". Pois é, o Ronaldinho nos deu muitas alegrias também, e tem os que dizem que ele só nos traiu por ter ido embora, sem ganharmos nenhum dinheiro, mas cada vez que ele é vendido para um clube, temos 5% no negócio, e só me lembrar do balãozinho que ele deu no Dunga num Gre-Nal também já valeu seus tempos no Grêmio! O técnico Celso Roth).
-Zero Hora de 02/04/2001: "Um GRE-NAL AZUL" (Tinga foi o coração e fez dois gols nos 4x2 contra o Inter, e que garantiu o título do turno no Gauchão (Com foto de Mauro Vieira, um jogão que levou o Grêmio a final da Campeonato Estadual).
-Zero Hora de 04/06/2001: "Grêmio Campeão Gaúcho" (Grêmio vence o Juventude no estádio Olímpico por 3x1 e leva seu 33º título estadual, e se iguala aos títulos do arqui-rival Colorado, o Internacional. Marcelinho Paraíba, Zinho, Mauro Galvão e Danrlei grandes nomes do jogo e do título o qual foi comandado pelo técnico Tite. Foto de Ronaldo Bernardi).

Última coluna:

-Zero Hora de 18/06/2001: "É TETRACAMPEÃO" (A Conquista da quarta Copa do Brasil, depois da vitória de 3x1 sobre o Corinthians de São Paulo, o técnico Tite cala o Morumbi com sua equipe, inclusive com a ajuda da psicóloga Lizete Leonhardt, Tite e a Dra. Lizete entenderam que os jogadores deveriam receber mensagens enviadas pelos familiares e que só seriam entregues aos jogadores pelo Tite, instantes antes deles entrarem em campo, e deu certo, e que raça, após o jogo, já com as faixas o peito os jogadores gremistas revelavam: "-Todo mundo chorou", revela Danrlei. Anderson mostrava o cartaz feito pela filha Carolina de quase 3 anos, ilustrado com uma foto. Zinho, ex Flamengo, Palmeiras, o aniversariante do dia fazia 34 anos, abraçado ao pai no vestiário!Marinho, Zinho e Marcelinho os autores dos gols do Grêmio. Foto de Mauro Vieira).
-O Sul de 27/11/2005: "Grêmio é Campeão em Vitória Heróica" (Grêmio campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, retorna a série A, na famosa "Batalha dos Aflitos", foto de Marcelo Lyra, do Diário de Pernambuco).
-Zero Hora de 28/11/2005: "O Incrível Regresso" (Uma vitória épica contra o Náutico de Recife, Anderson "Show" leva Grêmio a 1ª Divisão do Futebol brasileiro. Nem prec isa falar deste hogo, ninguém vai esquecer, está ainda na pontinha do cérebro de todos os gremistas e brasileiros, que sentiram o que é o Grêmio Imortal, o grande Técnico desta Série B , o inesquecível, Mano Menezes).
-Zero Hora de 10/04/2006: "Grêmio é Campeão" (Mais um título estadual, desde 2001 não ganhava um, mas em 2002 mudou a forma do campeonato, menos jogos etc., mas retornou a vencer um Gauchão num time razoável, mas raçudo, do craque Lucas , do capitão Jeovânio e do contestado Pedro Junior (assim como Aíltom em 1996), o autor do gol do título, vencido pelo Grêmio em pleno estádio do Internacional, o Gigante da Beira-Rio, num empate de 1x1, o Inter estava atrás do Pentacampeonato, mas o técnico Mano Menezes é um milagreiro de mão cheia,e espero que tenha sempre grandes realizações na sua carreira futebolista. Foto de Ricardo Duarte).
-O Sul de 10/04/2006: "Festa Azul" (Foto de Neco Varella, a hegemonia colorada terminava, depois de quatro títulos seguidos. este foi o Gre-Nal 365. O internacional tinha um grande time, aquele que foi roubado do título no Brasileirão de 2005 pela máfia que se instalou no Corinthians, mas o Grêmio tira leite de pedra! Retornando ao Brasileirão, vindo da série B, ficou num 3º Lugar estonteante, com um time de raça).
-Zero Hora de 07/05/2007: "Grêmio é Bicampeão" (Mais um título estadual, o segundo seguido deste milênio e do novo século, venceu de goleada o Juventude de Caxias do Sul por 4x1, um ano de grandes viradas no Gauchão! Foto de Jefferson Botega. Infelizmente uma derrota pro Boca Junior em pleno estádio Olímpico, deu o Vice Campeonato da Libertadores ao Grêmio, mas chegou mais longe que muitos pensavam, no início desta Taça. No Campeonato Brasileirão foi muito bem, chegou em 6º lugar , apesar de não ganhar a vaga para a Libertadores).

2 comentários:

Marcio Silveira Borba disse...

Você vende esses jornais?

Zeca disse...

Tinha uma interessada, mas sumiu, vendo, só que tem que ser uma oferta muito boa