quinta-feira, 27 de março de 2008

1958, Brasil Campeão Mundial de Futebol




Brasil Campeão Mundial de Futebol em 1958 na Suécia!

São três jornais, edições extras, da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Brasil.

Todos estão muito bem conservados para 50 anos, claro, tem aquele amarelado do tempo, normal.

"Folha da Tarde" Esportiva, Porto Alegre, Junho, 29-1958. São 24 páginas, formato médio. Diretor: Arlindo Pasqualini, Gerente: Alfredo Obino, Secretário: Manoel Amorim de Albuquerque, com foto do saudoso jornalista e radialista Mendes Ribeiro da "Rede Ipiranga dos Esportes", liderada pela Rádio Guaíba de Porto Alegre, e junto do Mendes, o grande jornalista Flávio Alcaraz Gomes e Francisco Antônio Caldas

"A HORA", Porto Alegre, 29 de junho de 1958, nº 1074, Edição Extra, jornal auto proclamado: "Vespertino de maior penetração no interior", Diretor: Nelson Dimas. São 10 páginas, formato grande. Jornal da Comercial e Industrial Porto Alegrense S.A.(CITAL), localizado na Rua São Pedro, 773

"Jornal do Dia", Edição Extra, Porto Alegre, Domingo, 29 de junho de 1958 em 8 páginas, formato grande. Diretor: Ruy Rodrigo Azambuja e Diretor-Gerente: Germano Hoelscher, Secretário Geral: Adão Carrazzoni, Secretário: Elcyr Silveira endereço do jornal: Rua Duque de Caxias, 920.




terça-feira, 25 de março de 2008

Telescópio Refletor Yamatar

YAMATAR
Astronomical Reflector Telescope D=3" F=700 mm Coated Optics, made in Japan.

Já está meio amassado numas partes de tantas noites e madrugadas a caça de novidades no espaço, mas funciona legal, pena que o tripe grande já era, ficou um pequeno! O aumento máximo é de 400 vezes.
Deve ser dos anos 70, tem 70 centimetros de comprimento, 38 de circunferência e 5 de diâmetro de abertura.

domingo, 23 de março de 2008

Almanaque de Farmácia


Almanaques de Farmácias, atuais e alguns com mais de 50 anos, um com a Elizabeth Taylor na capa.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Compota de Aceitunas Verdes Mengual


Não sei a época certa deste vidro, mas deve ter mais de 40 anos, o conteúdo agora é areia retirada em 1968 duma praia gaúcha e bem provável que tenha sido comprado nessa praia!
Aceitunas Verdes MENGUAL, Cosecha, de procedencia San Juan, Argentina.
Elaboras y Envasadas por Jose Ripoll Mengual, Mariano Moreno, 41, Oeste, Trinidad, San Juan, Industria Argentina, Cont. Neto Comestible.
O Tamanho do pote de vidro é de 25 centimetros e 32 centimetros de circunferência.

domingo, 16 de março de 2008

Champagne Mosele, 1940, Caxias do Sul, RS


Nâo foi aberto até hoje este Champagne (espumante) da Safra de 1940 da Vinícula Mosele de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Meus avós maternos receberam de presente da irmã da minha avó Cesira P. Fogaça, pelos 25 anos de casamento, as bodas de prata em 1950.

O rótulo principal praticamente sumiu. Acima tem bastante informação como: "Adega Regional de Caxias"; "Pureza e Qualidade"; "Uvas Finíssimas"; "Safra de 1940".

Esta garrafa é tão forte que se bate-la na cabeça de alguém, quebra o crânio do ex-vivente e a garrafa fica intacta!

O peso bruto é de 2 Kg (quilos), a altura é de 24 centimetros.

sábado, 15 de março de 2008

Miniatura da Metralhadora Gatling


A partir da década de 1870 surgiu uma competição internacional para a criação de uma arma simples, barata, confiável e que disparasse mais de um tiro de rifle por vez, de forma automática.

O engenheiro americano John Gatling criou uma arma com essas especificações, e que posteriormente levou o seu nome, a metralhadora Sistema Gatling (veja abaixo). A gatling possuía seis canos, cada um com uma agulha de percussão, e que giravam em torno de um eixo comum, acionadas manualmente por uma manivela.

As balas, situadas em um recipiente acima dos canos, caíam nestes; ao chegar ao topo do giro, os precursores detonavam a bala. Na parte de baixo da estrutura, havia uma abertura, por onde os estojos usados caíam.

A metralhadora de Gatling alcançava uma taxa de disparo de até 200 tiros por minuto. Mas, apesar de ter feito muito sucesso, ela não era uma arma realmente automática, pois o atirador ainda precisava girar manualmente o conjunto. As gatlings até foram usadas em umas poucas ações do séuclo 19 (como a Guerra da Secessão), mas ficaram obsoletas antes do fim do século devido a uma outra invenção: a metralhadora estilo Maxim.

Fonte: Wikipedia



quinta-feira, 13 de março de 2008

Camera de Fotografia Cultural, anos 40/50


Esta meu pai tirou muitas fotos quando jovem no final dos anos 40 e início dos 50, a máquina, veio junto com um curso de fotografia do Instituto Técnico Cultural, de São Paulo. Na alça, em couro, está escrito "América", as medidas desta máquina estilo "caixa" (Box) é de 12 cm de profundidade por 10 cm de altura e 7,5 centimetros (cm) de largura.

terça-feira, 11 de março de 2008

Diários com capas pintadas a mão


São 5 diários, para escrever poesias, ou o dia-a-dia, mas por dentro estão limpos, sem escritos!
As capas são pinturas feita a mão, são dos anos 40!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Estatueta de Padre Reüs


Esta estatueta deve ser dos anos 50! Abaixo duas miniaturas, que mencionei na postagem anterior.


Padre João Batista Reus, nascido Johann Baptist Reus, (Pottenstein, Baviera, 10 de julho de 1868 São Leopoldo, 21 de julho de 1947 ) foi um religioso teuto-brasileiro

Entrou na Companhia de Jesus e, ordenado sacerdote, foi mandado para o Brasil. Durante muitos anos foi professor de teologia no Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo. Somente depois de 50 anos de sacerdócio, e a muito custo, aceitou celebrar a missa para toda a comunidade, pois até então a celebrava apenas em capela reservada e quase sempre com os mesmos assistentes.

Durante sua vida escreveu diversos livros religiosos em português, espanhol, alemão e italiano. Seu Diário Espiritual e Autobiografia revelam uma alma singular e mística.

Por causa dos milagres que lhe são conferidos, ao falecer, em 1947, Padre Reus já tinha fama de santo. O processo de beatificação começou em 1958, mas ficou parado durante décadas. Nos anos 90, os bispos gaúchos enviaram carta ao Papa João Paulo II, pedindo a beatificação do Padre Reus em processo que ainda tramita no Vaticano.

Hoje, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, localizado junto ao túmulo do jesuíta, é um dos principais pontos turísticos da cidade de São Leopoldo, recebendo milhares de romeiros mensalmente, que vão até lá pagar promessas por graças alcançadas. A promessa mais freqüente é a de caminhar até seu túmulo, como fizeram os jogadores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense em 1983 e 1995, na conquista da Libertadores da América.

Na capital gaúcha, em sua homenagem, seu nome foi dado a uma extensa e importante via da Zona Sul, que se inicia no bairro Tristeza que travessa o bairro Camaquã e termina no início do bairro Cavalhada

(Wikipedia)

Estatuetas de Jesus Cristo e Santos



A de Jesus Cristo deve ter sido feita por volta de 1950. As outras de São José, Santo Frei Galvão, Nossa Senhora de Fátima, trazida de Fátima em Portugal e da Santa Madre Paulina , além de duas miniaturas feita de bronze.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Porta-Tinteiro, para as canetas tinteiro ou a pena


Deve ser dos anos 40 ou 50, provavelmente, e o material pode ser cobre, ferro fundido ou outro metal, os dois potes de vidros, onde se colocava as tintas para a caneta tinteiro ou a pena, cada vidro pesa quase 250 gramas e o tamanho desses é de 6 x 6 centimentros e 5 cm de altura. A base de metal é de 23 cm de comprimento x 13 cm de largura e 13 de altura na suas maiores medidas, esta base pros potes são bem decoradas.
O peso total é de quase 2 quilos.
Embaixo diz-se: Pat. 25.187 e uma etiqueta de papel com o número 111

terça-feira, 4 de março de 2008

Objetos de Pedra


O da esquerda, para moer o que se quisesse, deve ter sido feito entre o século XVIII e o século XX, pesa 3 quilos e o tamanho na parte de cima, é 20 centimetros por 20 cm e 10 cm de altura !

O objeto da direita, provavelmente um antigo "machado" , não ´para cortar, mas para quebrar algo ou um porrete de pedra, atém mesmo pode ter sido um tipo de arma, mas já estava sem o cabo de madeira, que deve ter apodrecido, quando foi encontrado, e o cabo era colocado e amarrado acima da parte mais elevada na ponta menor, quase certo que foi feito por índios, e daí a data pode estar entre 10 mil anos até 300 anos atrás! O tamanho desse é 17 cm de comprimento por 7 cm de largura, são quatro lados e o peso é de 2 quilos!